Trabalhando com metodologias ágeis, uma que me chama muito a atenção e inclusive adotada para experiência no trabalho, o Scrum se mostrou produtivamente mais eficaz, (do ponto de vista da minha necessidade) em relação a outras metodologias ágeis como o XP, vasculhando na rede, encontrei definições relacionadas ao assunto. O texto abaixo vem do Coding Dojo Floripa o qual foi extraido a partir do artigo “Scrum in Five Minutes“, criado pela SoftHouse.
1. O que é Scrum?
Scrum é uma metodologia ágil para gerência de projetos. Ela é baseada em ciclos de 30 dias chamados Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos. Estes objetivos são representados no Product Backlog, uma lista de coisas para fazer que é constantemente atualizada e repriorizada.
2. Quais são os papéis?
- Equipe: responsável por entregar soluções, geralmente é formada por um grupo pequeno (entre 5 e 9 pessoas) e que trabalha de forma auto-gerenciada;
- Product Owner: responsável pela visão de negócios do projeto, é ele quem define e prioriza o Product Backlog. Geralmente é o papel desempenhado pelo cliente;
- Scrum Master: é uma mistura de gerente, facilitador e mediador. Seu papel é remover obstáculos da equipe e assegurar que as práticas de Scrum estão sendo executadas com eficiência.
3. Como funciona?
- Definição do Backlog: todas as funcionalidades ou mudanças no produto são definidas pelo Product Owner no Product Backlog. Esta lista é priorizada para refletir a necessidade dos clientes ou demandas do mercado. Os itens do topo da lista são destacados para serem entregues no final do próximo Sprint.
- Andamento do Sprint: durante o Sprint, os itens do Product Backlog que devem ser entregues são agora tratados no Sprint Backlog. As tarefas agora são responsabilidade da Equipe, que tem autonomia para decidir como elas devem ser executadas.
- Reuniões Diárias: o Scrum Master se reune diariamente com a Equipe num mesmo horário, para que se reporte:
- O que foi feito ontem?
- O que se pretende fazer hoje?
- Quais são os impedimentos que estão atrapalhando a execução das tarefas?
- Revisões: no final do Sprint a Equipe demonstra os resultados para o Product Owner e demais interessados, de forma que os itens do Backlog sejam considerados prontos e então possa se iniciar um novo Sprint.
Bem, este é apenas um resumo, mas espero que ajude como primeiro contato com Scrum. Se você ficou interessado no assunto aconselho agora a leitura do Scrum in Five Minutes.
Abaixo a ilustração que representa o cico de Vida
Fonte do texto: http://dojofloripa.wordpress.com/2007/02/07/scrum-em-2-minutos/
Fonte da imagem: http://improveit.com.br/scrum
Oi Juliana! Bem legal o teu post! Conheces nossa rede social i-scrum.ning.com ?
Cesar, ainda não conheço, mas gostaria de mais informações a respeito.
Faz uma visitinha lá em http://i-scrum.ning.com - são quase 400 pessoas aprendendo juntas sobre o Scrum e outros métodos ágeus.