Juliana Martins
Tava na hora de mostrar algum trabalho feito por mim, então hoje resolvi mostrar no Blog um trabalhao feito por mim e Luiz Henrique. Esse trabalho enviamos para o SBGAMES 2009 um tutorial na categoria Arts & Design, esperamos que seja aprovado mas enquanto não sabemos o resultado irei mostrar um pequeno resumo sobre o trabalho enviado.

Resumo:
Atualmente, com o avanço das tecnologias e o uso mais freqüente dos computadores
nas casas, escolas e espaços sociais, o computador tornou-se poderoso aliado na busca por
conhecimento e no auxílio didático nas escolas. Uma ferramenta poderosa que o educador
pode utilizar como artefato de complemento para troca de experiências e desenvolvimento do
raciocínio.
A utilização de jogos educativos mostrou-se uma grande aliada do educador ao ensinar
uma determinada disciplina. O jogo aborda os aspectos que atuam de forma interessante na
busca do conhecimento.
Utilizando uma prática bem comum entre as crianças, na faixa etária do ensino
fundamental, que estão descobrindo a automotivação e autoconsciência é importante
repassar todas as informações de uma forma construtiva através de uma abordagem que seja
fácil de assimilar e algo que o traga estimulo. Nada melhor do que começar invadindo o
mundo na qual ela vive, conhecendo seus medos, seus gostos, sua forma de pensar e agir
diante de problemas do cotidiano.
Neste tutorial serão apresentados técnicas de arte, design e narrativa para melhoria da
atratividade dos jogos com foco nas necessidades:
 Aumentar a atenção do aluno através de um ensino rápido e atrativo;
 Diminuir a ausência do aluno em sala de aula;
 Auxiliar na solução das dificuldades de aprendizagem (atenção, imperatividade...)
 Aprimorar participação dos alunos nas aulas;
 Promover a facilidade de captação do conhecimento;
 Auxiliar no conhecimento da lateralidade do aluno;
 Ajudar na expressão lúdica e de solucionar problemas e aumenta o raciocínio lógico do
aluno;

Motivação:
O jogo além de repassar uma atividade, seja ela educacional ou não, tem que prender
o jogador não apenas com o enredo, mas também com uma parte mais atrativa que
complemente. Os desenvolvedores de jogos educacionais se preocupam tanto com o
conteúdo pedagógico que acabam esquecendo ou deixando em segundo plano o design, que
também devemos dar grande importância. Um jogo para ser bem aceito pelo público precisa
saber o que motiva o jogador. Esse conjunto de fatores são relacionados à interface, a
jogabilidade, a lógica da programação, a estória, independente de ser educativo ou não.
Temos que atingir essas perspectivas para que nosso projeto seja bem sucedido, não apenas
completando-o dentro do prazo, mas sabendo se o nosso cliente final ficará satisfeito com o
resultado e se terá o envolvimento esperado. As muitas dificuldades encontradas para
desenvolver um jogo educativo são por falhas de projetos ou por falta de pessoas experientes,
tanto na área do desenvolvimento como na área de pesquisa. Para que o projeto seja perfeito
ou com um menor risco de erros durante a execução é essencial que as responsabilidades dos
programadores, os desenhistas e os pedagogos sejam bem definidas.